“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

terça-feira, 27 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Mansidão




Graça e paz! Vamos continuar nossa série sobre o Fruto do Espírito e hoje estaremos falando sobre Mansidão!

Mansidão significa: Estado de espírito de alguém que tem controle e domínio sobre seu temperamento e atitudes; calma; paciência; controle da situação.
Ter mansidão é ter um temperamento controlado, de tal forma que as situações e fatores externos não conseguem gerar um descontrole.

“Mansidão é ter paz de espírito”

Se relaciona muito com a longanimidade, e também com o domínio próprio!
A palavra mansidão em grego é praotes, isto é, gentileza, ou ainda humildade. A raiz dessa palavra é “praus”, que significa “suavidade”.

Outro termo que se utiliza é – brandura – que significa: Ausência de severidade; Demonstração de afeto; carinho ou ternura.

Vemos isto constantemente na pessoa de Jesus Cristo que era manso, e cheio de amor, demonstrando brandura para com todos que vinham até ele.

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”
Mateus 11:29

A mansidão está essencialmente relacionada à maneira que lidamos com as outras pessoas, é algo que Deus espera que tenhamos, e deseja consolidar em nós, para que, assim como Cristo, possamos ter um coração manso e amável.

“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,”
2 Timóteo 2:24-25

Jesus nos orienta a aprendermos com Ele! E, portanto é nosso dever, buscar essa virtude! Não podemos nos acomodar, pois ser manso é algo que não se constrói da noite por dia, mas pelo contrário, se planta e trabalha diariamente para que germine, cresça, floresça e frutifique!

“Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.”
Tito 3:2

Não é uma coisa fácil, ou instantânea! Requer esforço, trabalho e sacrifício!

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,”
1 Pedro 3:15

Nós precisamos substituir a ira, o ódio, o ego, a amargura, o orgulho, as mágoas e muitas vezes suprimir nosso “senso de justiça”, a fim de lapidar um coração manso, um coração humilde.

A humildade é essencial ao coração manso. Quantos de nós recebem algo de Deus e acabamos nos tornando prepotentes e soberbos, chegando ao ponto de olhar para nossos irmãos e irmãs e criticá-los ao invés de sermos exemplos!

“A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.”
Provérbios 29:23

Quantos olham para a Igreja, e diferentemente da maneira de Cristo, exigem ser respeitados, temidos, reverenciados ou honrados, porque em seus corações realmente se consideram melhores, exigindo serem servidos quando deveriam ser os primeiros a servir!

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.”
Tiago 3:13

O Senhor abençoa os humildes. Ele honra aqueles lutando contra a carne, superam o orgulho e se humilham diante d’Ele, a fim de obedecerem!

 “Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.
Mateus 5.5

Entenda que ser manso não é ter frieza, nem morosidade, ou ainda deixar que façam o que quiser contra você. Mas sim ter a capacidade de lidar com essas situações com um coração como o de Cristo.

Ser manso é estar em plena sintonia e obediência com o Espírito Santo! É ter um caráter e coração submissos à vontade d’Ele!

Vamos aprender com Cristo! Vamos deixar que o Fruto do Espírito frutifique em nós! Matando nossa carne e fortalecendo nosso espírito! A fim de que sejamos imitadores de Cristo e cheios do Espírito Santo, em cada uma de nossas ações! Pois Deus é fiel para nos honrar, e também para glorificar aqueles que se humilham, porque entendem que é isso que Deus espera de nós, um coração humilde, um coração manso.

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;”

Filipenses 2:3-9

Fruto do Espírito - Fé


Graça e paz! Vamos continuar nossa série sobre o Fruto do Espírito! Hoje vamos falar de FÈ!
Mas antes de mais, nada, devemos entender, o que Paulo está querendo dizer com esta fé, como parte do Fruto do Espírito, e como uma característica e virtude à ser encontrada em nós.
A palavra utilizada no grego é  pistis  e quer dizer – lealdade. Isto é, devemos ser leais à Deus, leais àquilo à Cristo Jesus.

Lealdade para com Deus é justamente sermos fieis à Ele. E para sermos fies à Deus, devemos continuar firmes, permanecendo inabaláveis em nossa fé!
Ser fiel como Deus espera, é ter algo que é extremamente difícil de se alcançar, é ter constância.
Constância significa ter estabilidade, transmitir segurança, é ser regular!

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.”
1 Coríntios 16: 13

Porém o que se vê na Igreja, é que muitos estão “em cima do muro”, uma hora estão “firmes” em Deus, e em outra já não estão, e dia após dia ficam voltando ao muro, pois não sabem de que lado vão acabar ficando.
Quem está em cima do muro, já não está do lado de Deus!
Ou se está em Deus, ou não está! Não há meio termo!

“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”
Apocalipse 3: 16

O Senhor espera de nós esta fé! Ele espera essa lealdade!
O problema é que a vida com Deus representa uma escolha, um posicionamento, e quando fazemos isso, estamos declarando que não importa o que aconteça, estaremos em Deus.
Mas será que é mesmo assim?
Não é difícil vermos pessoas saindo da igreja, porque se decepcionam com pessoas, e então saem, como se essa “desculpa” fosse de fato válida. Não percebem que abandonaram Deus, ou que na verdade, não estiveram firmes n’Ele de fato, afinal, o fato de decepcionar-se com pessoas não quer dizer que Deus não serve, muito menos que a igreja não serve.

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?”
Romanos 8: 35

Aqui nós vemos algumas hipóteses que Paulo nos coloca, que podem abalar nossa fé, e que muitas vezes nos afastam de Deus.
Tribulação significa situação desagradável, aflição, tormento, adversidade, assim como angústia que é uma ansiedade dolorosa na alma.
Muitos se desviam do Senhor quando estão sofrendo, quando estão passando por dificuldades, acabam culpando Deus pelos problemas, ou ainda, não confiando n’Ele para resolve-los, e então sucumbem as tempestades e tribulação, perdidos em suas angústias, quando tinham acesso ao Senhor dos Senhores.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16: 33

Outros sofrem com necessidades diárias, quando estão passando por problemas em suas casas, doenças, falta de dinheiro e dívidas. Então acham que Deus não está sendo fiel, e não percebem que é a hora de demonstrar a própria fidelidade ao Senhor do ouro e da prata, que cuida dos seus!
Se preocupam mais com bens e com coisas terrenas do que com aquilo que realmente importa, não conseguem ter fé em Deus, muito menos permanecer n’Ele.

“Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?”
Lucas 12: 24

A partir do momento que nos tornamos cristãos, escolhemos o caminho difícil. Porém pela perseguição e pressão de fora, muitos se envergonham de Deus, e não são fiéis a Ele, ou vivem uma mentira, em que apenas se declaram “crentes” na igreja...
Como é possível ter vergonha daquele que morreu por nós? Ou ainda, se envergonhar daquele que nos deu tudo! Como sentir vergonha daquilo que deveria ser nosso maior orgulho?
Ser Cristão é justamente, ser diferente, ser contrário ao mundo, mas a porta é estreita...

"Entrai pela porta estreita porta grande e larga é a estrada que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Estreito é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos encontram."
Mateus 7: 13.14

Ainda, há aqueles que passam por grande perigo por serem Cristãos. No mundo inteiro, milhares de cristão são perseguidos por causa de sua fé, mas permanecem firmes, inabaláveis, mesmo que isso possa representar até mesmo a morte!

Será que nós também seríamos assim?
Será que seríamos fiéis? Teríamos a fé que Deus espera de nós?

“Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 8:36-39

Vamos cultivar em nós a fé! Vamos lutar para sermos firmes e fiíes! Inabaláveis em Deus e em nossas salvações, independente do que aconteça em nossas vidas!

"Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas."
1 Timóteo 6:12

Afinal mesmo que venham dores, lutas, necessidades, dificuldades, tristeza ou até mesmo morte, se nós estivermos em Deus, Ele estará cuidando de nós!

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
Romanos 8:31

E então estaremos diante de Deus, com mãos limpas, corações puros, vestes brancas, e uma fé que permaneceu firme, que foi guardada em nós, e que portanto frutificou, como o Senhor espera de sua igreja!

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
2 Timóteo 4:7

Sejamos fieis até o fim! Fieis até a morte! E receberemos a coroa da vida!

“... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”
Apocalipse 2:10

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Bondade


Graça e paz! Vamos continuar nossa série sobre o Fruto do Espírito! Hoje estaremos falando sobre a Bondade!

Antes de mais nada, você perceberá em muito, que a bondade se comunica e assemelha bastante à benignidade que estudamos anteriormente.
A benignidade representa um caráter amoroso, gentil e clemente, algo que nos transforma em nossa essência, já a bondade é justamente por em prática, através de ações e atitudes esse caráter e assim expressar o amor.

Quando se age com bondade, está se demonstrando um caráter benigno.

A bondade e benignidade estão ligadas com o amor (ágape), pois não se trata de um sentimento, ou uma emoção daquele momento, é algo que vai além.
Para termos um caráter benigno, e então praticarmos a bondade, demonstrando o amor, devemos escolher fazer isso. 

A questão é essencialmente esta: escolha!

Antes de “sentir” algo para ser bondoso para com alguém, escolha agir de forma bondosa, e então a bondade vai cada vez mais surgir e ser demonstrada em você.

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.”
Colossenses 3:12

Ouvi algo essa semana que realmente demonstra esta verdade!
“Temos que amar independente da utilidade”
Utilidade?

Sim! Já parou para pensar que nós amamos aqueles que são úteis a nós? Aqueles que fazem, ou representam algo importante para nós, ou seja, que tem utilidade para nós!?

Você ama alguém, ou é bom para com alguém, porque tem prazer nela, ela de alguma forma, te faz bem, de alguma forma tem valor para você, tem algo que para você tem algum sentido, alguma... Utilidade!

Ser bondoso é conseguir agir com a bondade, com alguém que é “inútil” para nós.

É ser capaz de agir com bondade com aquele que você não conhece, nunca viu, nunca se interessou, ou ainda, conhece mas não se interessa, conhece mas não se importa, ou que costuma ser indiferente e até mesmo ignorar.
É com essa pessoa que devemos demonstrar ainda mais a bondade!

A palavra Bondade, no grego é agathosune, que quer dizer beneficência, ou virtude.

Beneficência é fazer bem ao próximo! Beneficiar outro!

Isto fica mais claro no hebraico, em que um dos termos para bondade é chesed, que se relaciona com chasad que significa “dobrar”, isto é, este termo representa “inclinar-se ao próximo”.

“E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.”
Hebreus 13:16

Meditando na bondade o Senhor falou comigo hoje pela manhã...

Eu havia acabado de comprar alguns pães de queijo, e um chocolate quente, e já chegando em meu trabalho o Senhor me fez pensar o que aconteceria se Ele me pedisse para dar meus pães de queijo e o chocolate quente para alguém que Ele indicasse...

Logo respondi convicto: Eu daria Senhor!

Então o Senhor falou, e se logo depois que essa pessoa pegasse seus pães, comesse alguns deles, e depois jogasse o restante no chão e pisasse, e então cuspisse em seu chocolate e por fim derramasse no chão?

Fiquei sem saber o que falar... A primeira coisa que veio a minha mente foi “Eu ficaria indignado! Teria vontade de fazer ele engolir os pães pisados!”

Então o Senhor me respondeu e me constrangeu...

Filho... Você faz exatamente isso comigo... A minha igreja faz isso comigo... Eu preparo coisas lindas para meus filhos e filhas, e Eu dou com muita alegra, então vocês pegam e até usam, aproveitam por certo tempo, mas depois jogam fora, pisam e cospem naquilo que Eu dei com tanto amor... Mas eu não penso como você pensou, porque Eu te amo. Ame como Eu amo, antes de pensar se alguém merece, lembre-se deste exemplo, porque Eu te amo, e amei o mundo, independente de merecerem...

Aquilo foi realmente incrível! Me pegou de surpresa e me senti envergonhado...

Ser bondoso como Deus é, é justamente ser capaz de demonstrar amor na situação que o Senhor me fez imaginar... Ser capaz de mesmo após ver os pães pisados, amar (escolher amar!) e então agir com bondade com aquele que para mim, não mereceria...

“Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.“
Salmos 33:5

Devemos aprender com o Senhor! Pois Ele é bondoso! Ele demonstra diariamente sua bondade conosco!

“Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.”
Salmos 107:21

Portanto vamos demonstrar a bondade! Vamos demonstrar a beneficência, o amor ao próximo! Isto é um escolha e cabe a cada um de nós decidir, se vamos obedecer, a fim de obtermos o caráter de Deus, o caráter do Espírito Santo, ou não...

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Efésios 4:29-32

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Benignidade


Graça e paz! Vamos continuar nossa série do Fruto do Espírito! Hoje estaremos falando da benignidade!

A benignidade muitas vezes é considerada “bondade”, mas  ela é uma característica distinta, e dentre seus significados, quer dizer: procedimento benévolo, clemência, amabilidade, generosidade.

Quando a bíblia nos exorta à sermos benignos, esta falando de algo que vai além de ser meramente “gentil”. Pois, eu posso me comportar desta forma com determinado grupo de pessoas, porém estar muito distante disso quando em outra situação.

O que a bíblia está nos falando é de algo que seja parte de nós, não momentâneo, esporádico, e ainda, seletivo. Afinal, é fácil ser amável com seus amigos, com sua família, com aqueles que você gosta e quer bem.
Deus nos mostra que isto é parte de seu caráter. E portanto precisa ser parte do nosso.

“Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.”
Salmos 107:1

Quantas vezes ouvimos que devemos amar o próximo na bíblia? Mas o problema é que esse “próximo” é quem nós selecionamos...

Muitos cristãos tem verdadeiros “inimigos” dentro da própria igreja.

“Eu não gosto daquela pessoa!”. “Eu não posso olhar na cara daquela pessoa!”. “Eu odeio aquela pessoa!”. “Aquela pessoa nunca me da oi, então eu que não vou dar oi para ela”. “Aquela pessoa sempre me olha com cara feia, então eu não gosto dela”.

Estas são frases muito comuns em nosso meio. Rixas, brigas, desentendimentos, “panelas”, e inúmeras outras formas de divisão estão no nosso meio, de modo totalmente contrário ao que Deus ensina.

“Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.”
Salmos 86:5

Ser benigno é ter clemência, e pensando nisso, se entende a maneira que Jesus ensina a amarmos os próximos, e em como Ele nos orienta quando fala daquele que “julga o próximo”, algo que está muito distante da nossa realidade, em que cada dia mais, temos mais e mais “senhores da verdade” apontando dedos e pecados, ao invés de estenderem a mão.

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”
Mateus 7: 1-5

Precisamos perdoar mais, relevar mais, se alguém não sorri para você, sorria para ela. Aja diferente! Ser gentil com quem gostamos é fácil. Mas trabalhar em nós um caráter amável de fato, cultivar a benignidade, fará de nós espelhos de Cristo.

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Efésios 4:32

Isto é algo que o próprio Pai demonstra conosco, e portanto, espera o mesmo de nós!

“Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.”
Lucas 6:36

Ser benigno é fazer bem aos outros. Aquele que faz bem aos outros, independentemente dos outros fazerem bem a ele, está fazendo bem a si mesmo.

“Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz; o homem cruel causa o seu próprio mal.”
Provérbios 11:17

Portanto vamos nos revestir de benignidade! Vamos buscar cultivar isso em nós, não como uma ação passageira, com quem nos importamos, mas sim algo que seja parte do nosso caráter!

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;”

Colossenses 3:12

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Longanimidade


Olá! Vamos continuar a nossa série Fruto do Espírito! E hoje vamos falar da longanimidade, algo que a cada dia é mais difícil de se ver!

Longanimidade vem do grego: makrothumia, e quer dizer “longura de espírito”, isto é, ter persistência, paciência, firmeza, perseverança!

Ser longânimo é ter paciência para suportar ofensas e sofrimentos, ou ainda quem aceita de modo firme e corajoso as adversidades.

Você consegue se ver assim?

No nosso tempo a coisa que mais pega é justamente o “tempo”, ninguém tem tempo para mais nada, todos estão quase que constantemente impacientes, porque tudo é cada vez mais rápido.

As pessoas não conseguem esperar direito algo ficar pronto no microondas, sem desejar que fosse mais rápido, quando já esta sendo feito em uma velocidade extremamente impressionante! Ou ainda, esperar um site carregar, ou qualquer outra coisa. Tudo precisa ser instantâneo, porque na nossa sociedade isto tem se tornado uma obrigação, uma necessidade.

Esta impaciência reflete nas nossas atitudes, e também em nossa vida com Deus. Tudo tem que ser pra agora! Se alguém faz algo errado, não há tempo para relevar, não há tempo para aprender, não há tempo para dar a esta pessoa uma chance de melhorar, errou já era!

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.”
Provérbios 15:18

Tem sido cada vez mais difícil termos essa qualidade, é quase inconcebível algo assim para nós. O que é triste, pois a bíblia nos ensina de um modo totalmente diferente.

“Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.”
Efésios 4:2

O que nós vemos aqui é que essa longanimidade é um “modo de viver”, e com certeza um modo totalmente diferente do padrão atual.

“Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,”
2 Timóteo 3:10

Na nossa caminhada cristã, é imprescindível que tenhamos essa paciência, afinal, nós devemos aprender a viver no tempo de Deus. E o tempo de Deus não se submete à nossa correria, muito menos à toda essa impaciência e urgência constante. E se não aprendermos isso, estaremos distantes daquilo que Deus quer, caminhando por nossas próprias pernas, correndo quando deveríamos andar. Agindo quando deveríamos estar parados.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,”
Hebreus 12:1

Nós muitas vezes não ouvimos o Senhor, porque estamos muito ocupados para Ele.

Nós precisamos ser longânimos! Deus nos perdoou e nos dá diariamente sua misericórdia porque Ele é longânimo!

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”
2 Pedro 3:9

Quem não é longânime não demonstra força ou coragem, mas tolice.

“Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos.”
Eclesiastes 7:9

Ser longânimo é ser sábio e não impulsivo ante as dificuldades e afrontas que temos em nossas vidas. É algo que se conquista, que se trabalha. Muitos pensam que não repudiar ou confrontar nos faz “fracos” ou “covardes”, mas isso não é verdade, em essência, ser longânimo é usar discernimento, segundo a própria palavra.

“O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.”
Provérbios 14:29


Devemos lembrar que ser Cristão é ser reflexo de Cristo! Ele demonstrou toda sua paciência, sempre exortando e ensinando. Até mesmo quando o atacavam Ele não se revoltou ou brigou, murmurou e reclamou, mas pelo contrário, Ele disse “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”

Qual é o nosso exemplo? O padrão do mundo atual, de ser impaciente, exigir tudo na hora, não aceitar desaforo, ou o exemplo de Cristo?


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Paz



Olá! Vamos continuar nossa série sobre o Fruto do Espírito!

E hoje estaremos falando sobre uma característica extremamente visada por todos nós, e principalmente, entendendo o que ela realmente significa em nossas vidas e em nossa caminhada com Deus.

Para isso uma pequena aula de história e do sentido da palavra!

Entre os significados no dicionário da palavra paz, nós temos: tranquilidade de alma, calma, sossego, harmonia, ou ainda, sensação de que tudo permanece bem. Ao estudarmos a origem da palavra paz, que em grego é eirene, em latim pax, e em hebraico shalom, temos outra concepção do real significado desta palavra.

Pax, pacis era usado inicialmente para designar os períodos que  transcorriam entre as guerra, posteriormente Roma passou a usar a expressão pax romana que representava o domínio do Império Romano, em que através do autoritarismo e da presença física do exército sobre todos os povos dominados, impondo o modo de viver romano, a fim de dar a ideia de um “clima de paz”, e sendo assim tudo que fosse contra isso, era fortemente repudiado e combatido.

Eirene, por usa vez representava aos gregos, um estado interno na alma em que não há lugar para perturbação.

Já o termo shalom do hebraico, vai muito além de um período sem guerras, é algo muito mais profundo do que isso, inclusive, não significa que não haverá conflitos, nem uma vida tranquila, ela representa uma harmonia consigo mesmo, com sua comunidade, e também com Deus. Analisando, portanto esta palavra, têm-se que o povo de Deus, sabia que tal situação só podia ser concedida pelo próprio Deus!

“O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.”
Salmos 29:11

A paz que Cristo representa é exatamente isso, é algo que vai extremamente além deste conceito limitado de ausência de guerra! E isto é extremamente importante, pois, muitos se enganam ao pensar que estarem passando por lutas em suas vidas, acaba por afastar a paz de Deus.

Mas a verdade é que, mesmo nas lutas, ainda é possível ter paz. Quando se entende que Deus é fiel para cuidar de nós, os dias de escuridão não poderão afastar essa paz de nós.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:33

Ter paz não significa não ter lutas. Significa que mesmo nas lutas é possível ter tranquilidade na alma.

É interessante pensar que Jesus disse que a paz que ele oferecia não era como a do mundo, justamente porque a ideia de pax romana, nada tinha a ver com aquilo que Ele oferecia, pois sua paz era fundada no amor, e não na força e no medo, como na época, era feita pelo Império Romano.

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
João 14:27

Entendendo isso, podemos ver que a paz de Deus é algo profundo, que deve ser diariamente presente em nossas vidas. Jesus é chamado de Príncipe da Paz, e em inúmeras vezes Deus é chamado de Deus da Paz, pois de fato é Ele quem nos dá a paz verdadeira.

“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.”
Hebreus 13:20-21

Portanto, a partir do momento que temos Cristo em nós, passamos a ter esta paz, pois a salvação representa esta paz, a reconciliação com Deus, Aquele que realmente pode dar paz, mesmo diante de aflições!

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.
Romanos 5:1-2

Esta paz só é alcançada em Deus, não há outra forma! Não é algo que nós “alcançamos”, porque não vem de nós! É por isso que não vem com o dinheiro, nem com um relacionamento, nem com um bom trabalho ou realizações pessoais, na verdade, tudo isso é passageiro e o máximo que se tem é uma paz momentânea, mas sim de Deus! E cumpre ao homem aceitar, através de Jesus, e assim ter um relacionamento real e vivo com Deus.

“Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra
quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.”
Colossenses 1:19-20

Quando Paulo nos ensina (Gal. 5:22) que o Fruto do Espírito tem como característica paz, está nos ensinando, que, aquele que verdadeiramente está em Deus, entenderá e viverá esta verdade, uma vida em que, independentemente das situações e das dificuldades, terá paz, porque tem o Deus da Paz, o Príncipe da Paz, vivo, dentro de si!

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.


Filipenses 4:7

terça-feira, 6 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Alegria


Fala galera! Vamos continuar nossa série – Fruto do Espírito, analisando agora, a característica ALEGRIA.

A bíblia utiliza a palavra “gozo”, que tem sua origem no grego, na palavra chara¸ significa felicidade, contentamento, ou ainda deleite, e pode também ser entendido como celebrar e regozijar, na sua forma de verbo “chairein".

Quando o nascimento de Cristo foi anunciado, a boa nova do nascimento do Salvador já representava a “grande alegria” que estava por vir.

“Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo”
Lucas 2:10

Da mesma forma, assim que Cristo nasce em nós, a alegria anunciada pelo anjo, também surge em nossas vidas, no chamado “primeiro amor”, que nos leva a um relacionamento cheio de expectativa com o Pai, pois Cristo é a própria “grande alegria”. Porém, no decorrer da nossa caminhada, nos esquecemos de cultivar a alegria, e mais do que isso, deixamos a apatia tomar conta de nossa vida cristã.

“Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.” Salmos 51:12

Um Cristão que não tem alegria, não tem disposição para servir à Deus, não vem com vontade aos cultos, não se sente feliz na presença de Deus, justamente porque esfriou. É triste pensar que o Espírito Santo, que habita em nós, tem se deparado com corações tão distantes d’Ele. Ele gera alegria, mas muitos estão distantes d’Ele para recebê-la, e muitos ainda geram esta frieza e apatia dentro da igreja, ao invés de frutificar alegria.

Nós precisamos deixar que Ele gere novamente em nós a alegria! A verdadeira alegria, pois só em Deus encontramos uma alegria completa.

“Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.”
João 15:11

Jesus nos ensina, ao utilizar uma parábola, de que a salvação que recebemos, é motivo de grande alegria. E que nós devemos celebrar por isso. Todos os dias devemos nos lembrar de que temos um motivo para estarmos alegres, MUITO alegres, pois somos salvos.

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.”
Mateus 13:44

É importante destacar que muitas vezes o Cristianismo, e o próprio Jesus tem sido “vendido”, de uma maneira totalmente diferente da palavra. O fato de receber Cristo não significa que não haverá tristeza e que todos os dias serão lindos e maravilhosos como em um conto de fadas.

NÂO! Isso é engano. Isso é mentira. A alegria que Cristo representa vai além das dificuldades diárias. O que a bíblia nos fala é que com Cristo nós já recebemos a verdadeira alegria, que é a salvação. E por mais que muitas lutas aconteçam aqui, nós devemos celebrar porque isso é passageiro! E o que nos aguarda é muito maior! Assim, meio em meio as nossas lutas, meio em meio a nossa tristeza, haverá alegria! É por isso que Ele nos fala:

“Digo que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.”
João 16:20

Precisamos entender que esta é a verdadeira alegria. E se isso for real em nós, vai também frutificar! O Espírito Santo espera de nós esta alegria. Ele quer gerar em nós a verdadeira alegria! Pois isto faz parte de Seu caráter. E uma vez que Ele habita em nós, também precisa fazer parte do nosso caráter!

Portanto Alegrem-se! O Senhor nos diz! Pois temos em nós a verdadeira alegria!

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!”


Filipenses 4:4