“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Fruto do Espírito - Espírito Santo!



Graça e paz! Durante Abril, Maio e Junho estivemos falando sobre o Fruto do Espírito, e especialmente sobre cada uma das virtudes al descritas em Gálatas 5:22!

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Agora podemos falar melhor sobre o que significa então, ter o Fruto do Espírito. 

Nós vimos o que significa o amor! O verdadeiro amor! O Amor Ágape! Aquele que não depende de uma emoção ou de um sentimento, mas que se expressa como uma escolha!

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
1 Coríntios 13:4-7

Também vimos o que é o gozo, ou seja, a alegria! E o que essa alegria representa! Uma disposição em servir à Deus, entendendo que uma vida Cristã não está isenta de dores, lutas e tristezas, mas que a verdadeira alegria já nos foi dada, pois Cristo Jesus vive em nós e nos deu a salvação! Nossa maior alegria!

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.”
Mateus 13:44

Falamos da paz!  De Eirene e Shalom, uma paz que não é simplesmente “ausência de guerra”, que não representa uma vida sem qualquer desafio, mas algo em nosso interior tão profundo em Deus, que ainda que diante de tempestades, não nos sentiremos desamparados ou desesperados!

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
João 14:27

Vimos sobre a longanimidade! Uma virtude maravilhosa e tão difícil de se ter! Precisamos ser capazes de suportar afrontas e ofensas, tal como Cristo nos ensinou, termos paciência em nossas escolhas e decisões! Sabendo que precisamos cultivar em nós a virtude de ser longânimo como Deus, tardio em se irar!

“Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos.”
Eclesiastes 7:9

A benignidade também precisa fazer parte de nosso caráter! É a mudança interior, para um coração amável e generoso! Mas esse coração não deve ser assim só com quem nos é querido, só com aqueles que amamos, mas pelo contrário, precisamos ser assim com aqueles que não conhecemos, que não nos importamos, e até mesmo com quem odiamos!

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”
Mateus 7: 1-5

A bondade por sua vez é a demonstração do caráter benigno! É a ação! Assim como  amor não depende de um sentimento, ou de uma emoção, mas é algo que se escolhe! Precisamos escolher a bondade! Amar quem é “inútil” para nós, que não nos traz nenhuma recompensa em troca, ai está a essência da bondade!

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”
Mateus 7: 1-5

 Ainda, lembramos da fé! Que vem de pistis (grego), e remete a fidelidade! Remete a constância! Ser fiel à Deus é conseguir se manter firme para com Ele. O Senhor espera de nós confiança n’Ele, independe do que ocorra em nossas vidas! Seja doença, fome, guerra, luta, dor ou morte! Ele quer que sejamos fiéis! Quer que sejamos constantes!

“... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”
Apocalipse 2:10

O nosso caráter precisa de mansidão! E ter mansidão significa ter paz no espírito, significa ter brandura e ternura! Chega de sermos severos quando fazem algo para nós! Intolerantes, vingativos! Não é isso que Deus quer! Nem o que Jesus ensinou! Ele era manos e humilde, brando com todos que vinham até Ele!

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”
Mateus 11:29

Por fim, vimos que a temperança, ou ainda, domínio próprio, é imprescindível para nós! Ter domínio sobre nossa ira, sobre todo o pecado, sobre a vontade da carne, sobre nosso ego, nossa língua, nossos corpos! E como fazemos isso? Dando o controle de TUDO para Deus! Sujeitando-nos a vontade d’Ele!

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:1-2

De fato são muitas coisas para alcançarmos! E quando vemos tantas virtudes assim, em comparação com nossa natureza humana tão falha, parece algo distante e praticamente impossível!

Mas não é pela sua força, ou pela minha, mas sim pelo Espírito Santo. Essas virtudes são nada mais, nada menos que “fruto” da ação do Espírito Santo em nossas vidas. Quanto mais estivermos cativos e sujeitos a Ele, mais nosso caráter será moldado e transformado!

Nós já temos um caminho, já temos uma maneira, já temos um exemplo, e temos alguém que nos ajuda! Então por que continuar seguindo pelo caminho errado, da maneira errada, com exemplos errados, através de pessoas erradas?

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;”
João 14:16

O Espírito Santo é real! Ele não é um mover, nem um fogo... Ele é Deus! Ele não é um vento, nem uma pomba figurada! Ele é Deus! E Ele está aqui! Está ai! Ele vive em você! Ele é o nosso ajudador, nosso consolador! Por que nos esquecemos d’Ele?

“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”
João 14:17

A questão é continuar ou não no erro... Se acomodar com a natureza falha, carnal e pecaminosa, ou lutar para conhecer mais o Espírito Santo e deixar-se ser transformado por Ele. Ele nos guia em todo nosso caminho, nos revelando à verdade! E gerando em nós o seu Fruto!

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.”
João 16:13

Como filhos de Deus, precisamos do Espírito Santo para uma vida plena com o Senhor! É por isso que para nós é impossível termos todas estas virtudes! Justamente por isso que se chama “Fruto do ESPÍRITO”, porque não vem de nós, mas d’Ele!

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”
Gálatas 5:16-17


Vamos buscar muito mais do que o Fruto do Espírito, mas o próprio Espírito Santo em nossas vidas! Ele precisa ser real, vivo e presente todos os dias em nós! Então seremos verdadeiramente moldados segundo o coração de Deus, e frutificaremos como Ele espera de nós, pois nosso caráter será transformado pelo caráter de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança do Espírito Santo!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Fruto do Espírito - Domínio Próprio


Graça e paz! Vamos continuar nossa série sobre o Fruto do Espírito Santo! Hoje falando da última virtude, Domínio Próprio.

Outro termo utilizado para domínio próprio, é a palavra temperança.  Temperança vem do latim – temperare, que significa moderar, temperar, ou ainda, equilibrar.

A temperança, ou o domínio próprio, é justamente a capacidade de dominar seus sentimentos e emoções, seus desejos, suas vontades, e ser capaz de manter este controle sobre si mesmo.

“Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.”
Provérbios 16.32

Apesar de ser a ultima virtude elencada, de modo algum é a menos importante, pois aparentemente parece simples, porém, é algo de extrema dificuldade para nós.

Nós sabemos que precisamos dominar nossos egos, nossa carne, nossa vontade humana e pecaminosa, afinal isso é o que se espera de todo Cristão. Mas como temos visto, Deus espera mais do que isso de nós, mais do que o domínio contra o pecado, Deus quer que tenhamos o caráter d’Ele ao invés do nosso, e isso, significa sacrifício e muito esforço.

Domínio Próprio se conecta com a longanimidade e mansidão. Afinal, ser capaz de se dominar, coincide com um caráter manso e longânimo em perder o controle.

Portanto, devemos nos lapidar diariamente. Pois de fato, em muitos momentos agimos devidamente, de maneira exemplar e até mesmo correta segundo a bíblia.

Contudo, em muitos outros, e em alguns casos, na maioria dos demais momentos, somos reféns de nós mesmos, e acabamos agindo sem controle, sem temperança, principalmente quando diante de uma situação desconfortável, ou um conflito.

Não ter domínio próprio, é estar exposto a nós mesmos. É estar vulnerável.

“Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.”
Provérbios 25.28

Este domínio precisa completo!

Precisamos dominar nossas línguas!

“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.”
Tiago 3:1-8

Precisamos nos dominar inclusive quanto a bebidas e alimentos!

“Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
Gálatas 5:21

Devemos ter domínio sobre nosso tempo! Nós podemos fazer muitas coisas, mas será que temos utilizado nosso tempo com coisas importantes de fato?

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”
1 Coríntios 10:23

Portanto, temperança pressupõe limite.

Quando há limite há maior segurança, porque pressupõe que não agiremos por impulso, de qualquer maneira, mas pelo contrário, estaremos filtrando nossas ações, antes de praticá-las.

E qual é este filtro?

O Espírito Santo.

Só é possível haver temperança, se nos submetermos ao controle de Deus. Nós precisamos nos sacrificar e entregar o controle TOTAL de nós mesmos à vontade do Espírito Santo.

Vamos buscar o controle de Deus sobre nós! Assim, nossas vontades estarão submetidas a vontade d’Ele, nossos caminhos serão o caminho que Ele escolher, e nosso caráter, será transformado, no caráter de Cristo.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:1-2