“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Fruto do Espírito - A Série o/


Hoje começamos a “série” Fruto do Espírito o/. Vamos analisar o que ele representa e o que resulta tê-lo em nossas vidas!

Mas afinal o que é o Fruto do Espírito?

Para começar Frutos do Espírito não é de comer (lol), mas na verdade, a representação de uma maneira de viver, que se baseia naquilo que Deus é. São características que devemos buscar ter em nós, a fim de se que nossas atitudes, nossas condutas, e nosso caráter, sejam como o de Cristo.

Jesus tinha em si o Espírito Santo. E assim como Ele, nós também podemos ter o Espírito Santo em nós. Isto quer dizer que, nós também devemos ser como Cristo, porque o mesmo Espírito habita em nós.

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.”
Efésios 5:1-2

Paulo então nos ensinou que devemos buscar o Fruto do Espírito, para que possamos dia a dia, lutar contra nossa carne, o padrão imoral e mundano em nós, transformando-nos conforme buscamos por essas virtudes, que são geradas em Deus e “plantadas” em nós, para que possam germinar, crescer, florescer e então, frutificar também em nós!

A ideia do fruto é exatamente por isso. Quando você come uma maça, se pegar aquela semente, e plantá-la, nascerá uma nova árvore, que dará: maça! Assim também é com o Fruto do Espírito, se você busca o amor, e este amor se tornar real em você, e florescer, transparecer, então as pessoas vão sentir este amor, e o amor que está em você, chegará até elas, gerando assim, amor.


Fruto ou Frutos?


A bíblia nos mostra em Gálatas 5:22 que:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”


E de fato é interessante pensar nisso, pois, quanto se fala em Frutos, você os vê de maneira separada, como se fossem independentes entre si. Então o fato de ter um e não outro, não parece algo tão estranho.


Porém a bíblia é clara em usar o termo: FRUTO. E por que isso?

Analisemos novamente um fruto: ele é formado por polpa, semente, casca, etc. Mas tudo isso faz parte do mesmo fruto. O Fruto do espírito é formado por facetas diferentes que resultam em algo em comum, isto é, de forma simultânea se tem a casca, a polpa, as vitaminas, para resultar no fruto completo.
Vemos portanto, que nós devemos buscar ter em nós cada uma destas facetas, pois uma complementa a outra, e Deus espera de nós e quer gerar em nós o fruto completo, não apenas virtudes distintas. Entenda que muito mais do que domínio próprio ou paciência, Deus quer que nós tenhamos em nós o Fruto, perfeito.

É interessante pensar que muitos de nós possuímos uma ou mais destas características, talvez como algo comum de nossas personalidades, isto se difere de ter de fato o Fruto do Espírito.

Há distinção se percebe quando se vê alguém dizer que AMA determinada pessoa, ou até mesmo AMA à Deus, mas em seu coração há ódio por outra pessoa, que inclusive pode ser parte da igreja. Isto não é ter o amor do Fruto do Espírito.

Quando Paulo nos apresenta o Fruto do Espírito ele nos mostra em contrapartida as “obras da carne”

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias ,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
Gálatas 5:19-21


Faça um balanço da sua vida, e veja o que você tem cultivado, o que tem refletido... o Fruto do Espírito é maior em sua vida ou as Obras da Carne?

“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz; (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.’ Efésios 5:8-11

Nós temos que lutar para que o Espírito seja mais forte!

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne; Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”
Gálatas 5:16-17


Chegou o tempo de sair dessa dormência, devemos lutar para sermos como Deus quer que sejamos! Vamos nos levantar n’Ele. DESPERTA geração! Porque o Senhor tem nos chamado! Veste tua armadura e se põem de pé! Porque não é mais tempo de desanimo, nem de ficarmos parados ante a “maré” do mundo.

“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”
Gálatas 5:14-20

Ao longo dos próximos dias, analisaremos uma a uma essas facetas do Fruto do Espírito, que são: o AMOR, o GOZO (Alegria), a PAZ, a LONGANIMIDADE (Paciência), a BENIGNIDADE, a BONDADE, a FÉ, a MANSIDÃO e a TEMPERANÇA (Domínio Próprio) para entendermos melhor o que representam, e assim, buscar termos estas virtudes em nós, a fim de que nosso Espírito se fortaleça, e frutifique em nós O Fruto do Espírito!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Qual é a minha essência?






É interessante, antes de mais nada, pensar que o ultimo post foi em agosto de 2013 (wooow!), mas como não poderia deixar de ser, Deus não desiste de nós. A verdade é que ao me deparar com esta pergunta ao longo da última semana, o Senhor trouxe ao meu coração uma reflexão profunda da minha vida, das minhas escolhas, e assim, me levou a pensar: Qual é a minha essência?

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29

Quando nos tornamos cristãos, recebemos em nós a própria VIDA, Jesus. E assim, tudo se transforma em nós, a velha criatura, presa ao pecado, se torna livre pelo amor de Deus, e pela ação do Espírito Santo. É uma transformação de pensamento, de mentalidade, de entendimento, e o que Deus espera com isso, é mudar nosso caráter. Tirar o padrão do mundo de nós, e nos ensinar o padrão dele.

O problema é que com o passar do tempo, nós vamos nos esquecendo de manter, aprimorar e evoluir esse caráter. E a única forma de fazer isso é alimentando nosso espírito, mas o que fazemos? Alimentamos a carne.

Este “alimentar a carne”, não é só ir para balada, usar drogas e fazer coisas que sabemos que são contrárias à vontade de Deus, mas está muitas vezes nos detalhes de nossas vidas. Isto é, no nosso dia a dia, quando estamos diante de desafios e dificuldades, nós tomamos decisões, sem nem ao menos lembrar de Jesus.

Ouvimos músicas que nada agregam em nós, vemos coisas que tomam nosso tempo, gastamos nosso dia com inúmeras coisas... No fim, quando se faz uma conclusão da sua semana, qual foi a porcentagem de atenção que foi dada a Deus?


E foi pensando nisso que percebi, que minha essência precisava ser renovada. O Senhor me mostrou que para mim, Jesus muitas e muitas vezes ainda estava pregado na cruz, porque Ele não era real no meu dia a dia, na verdade eu só me lembrava dele nos cultos.

Qual o caráter que nós temos? Qual é o padrão que seguimos? Afinal, Jesus nos ensinou qual a maneira de vivermos, Ele nos deus absolutamente tudo! E quando Ele vive em nós, algo tem que ser diferente em nossas vidas! Pois, se nós resolvemos nossos problemas e desafios, exatamente como no mundo, algo está errado! Se não há diferença, no nosso dia a dia, entre nós e o mundo, então Cristo ainda está pregado.

E Cristo não morreu para ficar pregado na cruz! Ele morreu e ressuscitou, para que vivesse em nós. Para fazer parte de cada detalhe de nossas vidas, de cada escolha, cada decisão, cada minuto e segundo do nosso tempo. Então eu pude perceber que eu precisava mudar! Resgatar aquilo que um dia existiu. Jesus é a essência! Ele precisa arder em nós constantemente, e fazer parte verdadeiramente de nossas vidas!

É preciso haver em nós uma postura, uma atitude, que demonstre Jesus. Ele precisa ser nossa essência, e assim transformar nosso caráter! A questão é, estamos dispostos? Afinal, isso é difícil. É difícil ser como Jesus. Dar a outra face, se humilhar, buscar os frutos do Espírito (sim isso existe!)

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22

Muitos de nós, nem sabem que estes frutos existem, então como seria possível obtê-los em nós? Pois não é fácil ter longanimidade ou mansidão. É interessante pensar que é difícil achar tais coisas em pessoas na igreja, o que deveria ser um padrão em nós... Ser cristão é uma escolha que vai além de uma oração de entrega a Jesus. É um sacrifício diário

“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5: 24-25

Portanto reflita no seu dia, na sua semana, no seu mês e ano: Qual essência te preenche hoje? Qual o caráter que você tem? Ele reflete o caráter e a essência de Jesus?

“Não fostes vós que me escolheste, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; afim de que tudo que pedirdes em meu nome o Pai vos conceda.”
João 15.16