“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Fruto do Espírito - A Série o/


Hoje começamos a “série” Fruto do Espírito o/. Vamos analisar o que ele representa e o que resulta tê-lo em nossas vidas!

Mas afinal o que é o Fruto do Espírito?

Para começar Frutos do Espírito não é de comer (lol), mas na verdade, a representação de uma maneira de viver, que se baseia naquilo que Deus é. São características que devemos buscar ter em nós, a fim de se que nossas atitudes, nossas condutas, e nosso caráter, sejam como o de Cristo.

Jesus tinha em si o Espírito Santo. E assim como Ele, nós também podemos ter o Espírito Santo em nós. Isto quer dizer que, nós também devemos ser como Cristo, porque o mesmo Espírito habita em nós.

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.”
Efésios 5:1-2

Paulo então nos ensinou que devemos buscar o Fruto do Espírito, para que possamos dia a dia, lutar contra nossa carne, o padrão imoral e mundano em nós, transformando-nos conforme buscamos por essas virtudes, que são geradas em Deus e “plantadas” em nós, para que possam germinar, crescer, florescer e então, frutificar também em nós!

A ideia do fruto é exatamente por isso. Quando você come uma maça, se pegar aquela semente, e plantá-la, nascerá uma nova árvore, que dará: maça! Assim também é com o Fruto do Espírito, se você busca o amor, e este amor se tornar real em você, e florescer, transparecer, então as pessoas vão sentir este amor, e o amor que está em você, chegará até elas, gerando assim, amor.


Fruto ou Frutos?


A bíblia nos mostra em Gálatas 5:22 que:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”


E de fato é interessante pensar nisso, pois, quanto se fala em Frutos, você os vê de maneira separada, como se fossem independentes entre si. Então o fato de ter um e não outro, não parece algo tão estranho.


Porém a bíblia é clara em usar o termo: FRUTO. E por que isso?

Analisemos novamente um fruto: ele é formado por polpa, semente, casca, etc. Mas tudo isso faz parte do mesmo fruto. O Fruto do espírito é formado por facetas diferentes que resultam em algo em comum, isto é, de forma simultânea se tem a casca, a polpa, as vitaminas, para resultar no fruto completo.
Vemos portanto, que nós devemos buscar ter em nós cada uma destas facetas, pois uma complementa a outra, e Deus espera de nós e quer gerar em nós o fruto completo, não apenas virtudes distintas. Entenda que muito mais do que domínio próprio ou paciência, Deus quer que nós tenhamos em nós o Fruto, perfeito.

É interessante pensar que muitos de nós possuímos uma ou mais destas características, talvez como algo comum de nossas personalidades, isto se difere de ter de fato o Fruto do Espírito.

Há distinção se percebe quando se vê alguém dizer que AMA determinada pessoa, ou até mesmo AMA à Deus, mas em seu coração há ódio por outra pessoa, que inclusive pode ser parte da igreja. Isto não é ter o amor do Fruto do Espírito.

Quando Paulo nos apresenta o Fruto do Espírito ele nos mostra em contrapartida as “obras da carne”

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias ,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
Gálatas 5:19-21


Faça um balanço da sua vida, e veja o que você tem cultivado, o que tem refletido... o Fruto do Espírito é maior em sua vida ou as Obras da Carne?

“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz; (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.’ Efésios 5:8-11

Nós temos que lutar para que o Espírito seja mais forte!

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne; Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”
Gálatas 5:16-17


Chegou o tempo de sair dessa dormência, devemos lutar para sermos como Deus quer que sejamos! Vamos nos levantar n’Ele. DESPERTA geração! Porque o Senhor tem nos chamado! Veste tua armadura e se põem de pé! Porque não é mais tempo de desanimo, nem de ficarmos parados ante a “maré” do mundo.

“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”
Gálatas 5:14-20

Ao longo dos próximos dias, analisaremos uma a uma essas facetas do Fruto do Espírito, que são: o AMOR, o GOZO (Alegria), a PAZ, a LONGANIMIDADE (Paciência), a BENIGNIDADE, a BONDADE, a FÉ, a MANSIDÃO e a TEMPERANÇA (Domínio Próprio) para entendermos melhor o que representam, e assim, buscar termos estas virtudes em nós, a fim de que nosso Espírito se fortaleça, e frutifique em nós O Fruto do Espírito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário