“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

terça-feira, 6 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Alegria


Fala galera! Vamos continuar nossa série – Fruto do Espírito, analisando agora, a característica ALEGRIA.

A bíblia utiliza a palavra “gozo”, que tem sua origem no grego, na palavra chara¸ significa felicidade, contentamento, ou ainda deleite, e pode também ser entendido como celebrar e regozijar, na sua forma de verbo “chairein".

Quando o nascimento de Cristo foi anunciado, a boa nova do nascimento do Salvador já representava a “grande alegria” que estava por vir.

“Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo”
Lucas 2:10

Da mesma forma, assim que Cristo nasce em nós, a alegria anunciada pelo anjo, também surge em nossas vidas, no chamado “primeiro amor”, que nos leva a um relacionamento cheio de expectativa com o Pai, pois Cristo é a própria “grande alegria”. Porém, no decorrer da nossa caminhada, nos esquecemos de cultivar a alegria, e mais do que isso, deixamos a apatia tomar conta de nossa vida cristã.

“Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.” Salmos 51:12

Um Cristão que não tem alegria, não tem disposição para servir à Deus, não vem com vontade aos cultos, não se sente feliz na presença de Deus, justamente porque esfriou. É triste pensar que o Espírito Santo, que habita em nós, tem se deparado com corações tão distantes d’Ele. Ele gera alegria, mas muitos estão distantes d’Ele para recebê-la, e muitos ainda geram esta frieza e apatia dentro da igreja, ao invés de frutificar alegria.

Nós precisamos deixar que Ele gere novamente em nós a alegria! A verdadeira alegria, pois só em Deus encontramos uma alegria completa.

“Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.”
João 15:11

Jesus nos ensina, ao utilizar uma parábola, de que a salvação que recebemos, é motivo de grande alegria. E que nós devemos celebrar por isso. Todos os dias devemos nos lembrar de que temos um motivo para estarmos alegres, MUITO alegres, pois somos salvos.

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.”
Mateus 13:44

É importante destacar que muitas vezes o Cristianismo, e o próprio Jesus tem sido “vendido”, de uma maneira totalmente diferente da palavra. O fato de receber Cristo não significa que não haverá tristeza e que todos os dias serão lindos e maravilhosos como em um conto de fadas.

NÂO! Isso é engano. Isso é mentira. A alegria que Cristo representa vai além das dificuldades diárias. O que a bíblia nos fala é que com Cristo nós já recebemos a verdadeira alegria, que é a salvação. E por mais que muitas lutas aconteçam aqui, nós devemos celebrar porque isso é passageiro! E o que nos aguarda é muito maior! Assim, meio em meio as nossas lutas, meio em meio a nossa tristeza, haverá alegria! É por isso que Ele nos fala:

“Digo que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.”
João 16:20

Precisamos entender que esta é a verdadeira alegria. E se isso for real em nós, vai também frutificar! O Espírito Santo espera de nós esta alegria. Ele quer gerar em nós a verdadeira alegria! Pois isto faz parte de Seu caráter. E uma vez que Ele habita em nós, também precisa fazer parte do nosso caráter!

Portanto Alegrem-se! O Senhor nos diz! Pois temos em nós a verdadeira alegria!

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!”


Filipenses 4:4

Nenhum comentário:

Postar um comentário