“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Longanimidade


Olá! Vamos continuar a nossa série Fruto do Espírito! E hoje vamos falar da longanimidade, algo que a cada dia é mais difícil de se ver!

Longanimidade vem do grego: makrothumia, e quer dizer “longura de espírito”, isto é, ter persistência, paciência, firmeza, perseverança!

Ser longânimo é ter paciência para suportar ofensas e sofrimentos, ou ainda quem aceita de modo firme e corajoso as adversidades.

Você consegue se ver assim?

No nosso tempo a coisa que mais pega é justamente o “tempo”, ninguém tem tempo para mais nada, todos estão quase que constantemente impacientes, porque tudo é cada vez mais rápido.

As pessoas não conseguem esperar direito algo ficar pronto no microondas, sem desejar que fosse mais rápido, quando já esta sendo feito em uma velocidade extremamente impressionante! Ou ainda, esperar um site carregar, ou qualquer outra coisa. Tudo precisa ser instantâneo, porque na nossa sociedade isto tem se tornado uma obrigação, uma necessidade.

Esta impaciência reflete nas nossas atitudes, e também em nossa vida com Deus. Tudo tem que ser pra agora! Se alguém faz algo errado, não há tempo para relevar, não há tempo para aprender, não há tempo para dar a esta pessoa uma chance de melhorar, errou já era!

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.”
Provérbios 15:18

Tem sido cada vez mais difícil termos essa qualidade, é quase inconcebível algo assim para nós. O que é triste, pois a bíblia nos ensina de um modo totalmente diferente.

“Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.”
Efésios 4:2

O que nós vemos aqui é que essa longanimidade é um “modo de viver”, e com certeza um modo totalmente diferente do padrão atual.

“Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,”
2 Timóteo 3:10

Na nossa caminhada cristã, é imprescindível que tenhamos essa paciência, afinal, nós devemos aprender a viver no tempo de Deus. E o tempo de Deus não se submete à nossa correria, muito menos à toda essa impaciência e urgência constante. E se não aprendermos isso, estaremos distantes daquilo que Deus quer, caminhando por nossas próprias pernas, correndo quando deveríamos andar. Agindo quando deveríamos estar parados.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,”
Hebreus 12:1

Nós muitas vezes não ouvimos o Senhor, porque estamos muito ocupados para Ele.

Nós precisamos ser longânimos! Deus nos perdoou e nos dá diariamente sua misericórdia porque Ele é longânimo!

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”
2 Pedro 3:9

Quem não é longânime não demonstra força ou coragem, mas tolice.

“Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos.”
Eclesiastes 7:9

Ser longânimo é ser sábio e não impulsivo ante as dificuldades e afrontas que temos em nossas vidas. É algo que se conquista, que se trabalha. Muitos pensam que não repudiar ou confrontar nos faz “fracos” ou “covardes”, mas isso não é verdade, em essência, ser longânimo é usar discernimento, segundo a própria palavra.

“O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.”
Provérbios 14:29


Devemos lembrar que ser Cristão é ser reflexo de Cristo! Ele demonstrou toda sua paciência, sempre exortando e ensinando. Até mesmo quando o atacavam Ele não se revoltou ou brigou, murmurou e reclamou, mas pelo contrário, Ele disse “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”

Qual é o nosso exemplo? O padrão do mundo atual, de ser impaciente, exigir tudo na hora, não aceitar desaforo, ou o exemplo de Cristo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário