“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Bondade


Graça e paz! Vamos continuar nossa série sobre o Fruto do Espírito! Hoje estaremos falando sobre a Bondade!

Antes de mais nada, você perceberá em muito, que a bondade se comunica e assemelha bastante à benignidade que estudamos anteriormente.
A benignidade representa um caráter amoroso, gentil e clemente, algo que nos transforma em nossa essência, já a bondade é justamente por em prática, através de ações e atitudes esse caráter e assim expressar o amor.

Quando se age com bondade, está se demonstrando um caráter benigno.

A bondade e benignidade estão ligadas com o amor (ágape), pois não se trata de um sentimento, ou uma emoção daquele momento, é algo que vai além.
Para termos um caráter benigno, e então praticarmos a bondade, demonstrando o amor, devemos escolher fazer isso. 

A questão é essencialmente esta: escolha!

Antes de “sentir” algo para ser bondoso para com alguém, escolha agir de forma bondosa, e então a bondade vai cada vez mais surgir e ser demonstrada em você.

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.”
Colossenses 3:12

Ouvi algo essa semana que realmente demonstra esta verdade!
“Temos que amar independente da utilidade”
Utilidade?

Sim! Já parou para pensar que nós amamos aqueles que são úteis a nós? Aqueles que fazem, ou representam algo importante para nós, ou seja, que tem utilidade para nós!?

Você ama alguém, ou é bom para com alguém, porque tem prazer nela, ela de alguma forma, te faz bem, de alguma forma tem valor para você, tem algo que para você tem algum sentido, alguma... Utilidade!

Ser bondoso é conseguir agir com a bondade, com alguém que é “inútil” para nós.

É ser capaz de agir com bondade com aquele que você não conhece, nunca viu, nunca se interessou, ou ainda, conhece mas não se interessa, conhece mas não se importa, ou que costuma ser indiferente e até mesmo ignorar.
É com essa pessoa que devemos demonstrar ainda mais a bondade!

A palavra Bondade, no grego é agathosune, que quer dizer beneficência, ou virtude.

Beneficência é fazer bem ao próximo! Beneficiar outro!

Isto fica mais claro no hebraico, em que um dos termos para bondade é chesed, que se relaciona com chasad que significa “dobrar”, isto é, este termo representa “inclinar-se ao próximo”.

“E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.”
Hebreus 13:16

Meditando na bondade o Senhor falou comigo hoje pela manhã...

Eu havia acabado de comprar alguns pães de queijo, e um chocolate quente, e já chegando em meu trabalho o Senhor me fez pensar o que aconteceria se Ele me pedisse para dar meus pães de queijo e o chocolate quente para alguém que Ele indicasse...

Logo respondi convicto: Eu daria Senhor!

Então o Senhor falou, e se logo depois que essa pessoa pegasse seus pães, comesse alguns deles, e depois jogasse o restante no chão e pisasse, e então cuspisse em seu chocolate e por fim derramasse no chão?

Fiquei sem saber o que falar... A primeira coisa que veio a minha mente foi “Eu ficaria indignado! Teria vontade de fazer ele engolir os pães pisados!”

Então o Senhor me respondeu e me constrangeu...

Filho... Você faz exatamente isso comigo... A minha igreja faz isso comigo... Eu preparo coisas lindas para meus filhos e filhas, e Eu dou com muita alegra, então vocês pegam e até usam, aproveitam por certo tempo, mas depois jogam fora, pisam e cospem naquilo que Eu dei com tanto amor... Mas eu não penso como você pensou, porque Eu te amo. Ame como Eu amo, antes de pensar se alguém merece, lembre-se deste exemplo, porque Eu te amo, e amei o mundo, independente de merecerem...

Aquilo foi realmente incrível! Me pegou de surpresa e me senti envergonhado...

Ser bondoso como Deus é, é justamente ser capaz de demonstrar amor na situação que o Senhor me fez imaginar... Ser capaz de mesmo após ver os pães pisados, amar (escolher amar!) e então agir com bondade com aquele que para mim, não mereceria...

“Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.“
Salmos 33:5

Devemos aprender com o Senhor! Pois Ele é bondoso! Ele demonstra diariamente sua bondade conosco!

“Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.”
Salmos 107:21

Portanto vamos demonstrar a bondade! Vamos demonstrar a beneficência, o amor ao próximo! Isto é um escolha e cabe a cada um de nós decidir, se vamos obedecer, a fim de obtermos o caráter de Deus, o caráter do Espírito Santo, ou não...

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Efésios 4:29-32

Nenhum comentário:

Postar um comentário