“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

sábado, 3 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Amor


Fala galera! Conforme anunciado, estamos continuando a Série - Fruto do Espírito! E hoje vamos falar de uma virtude que deve ser diariamente lapidada em nossas vidas, pois a verdade é que não é fácil, mas por outro lado, também devemos entender que isto é fundamental para todo cristão, pois essa é a maior característica de Cristo, então, também deve ser a maior em nós, o AMOR!

Como vimos, o amor é parte do Fruto do Espírito, mais de qual amor estamos falando?

No grego, nós temos três palavras para o Amor: Eros, Philos e Ágape.

Eros representa a atração em si, podemos usar a palavra paixão para descrevê-lo. Um desejo ardente, de por exemplo, estar com a outra pessoa, e só pensar nela e em mais nada. Já Philos é o "amor fraternal", isto é, o sentimento que temos por nossos amigos, um sentimento de companheirismo e amizade. E por fim, Ágape, representa o amor "incondicional", justamente pelo fato não depender de determinada condição para "sentirmos", como no caso do Eros e do Philos. É o compromisso de amar, porque se trata de uma escolha, antes mesmo de ser um sentimento.

Por que esta distinção é importante?

A nossa ideia ocidental de amor as vezes complica nossa compreensão daquilo que a bíblia nos ensina, o nosso amor tem um significado muito mais de paixão, do que propriamente amor em si. É uma ideia "romântica" de amor, com corações e flores, e aquela memória de algum filme com um casal apaixonado...

Isso não é errado, mas, é uma visão limitada de amor. Pois a bíblia, quando nos fala do amor de Deus, e do amor representado em Jesus, nos fala de um amor muito mais profundo, muito maior do que um sentimento de "apaixonado", ela está nos falando do amor Ágape. Da mesma forma, o amor descrito em Gálatas 5:22, ao descrever o Fruto do Espírito e suas características, não está falando do amor romântico, mas sim, do amor Ágape.

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
1 Coríntios 13:4-7

Entendendo isso, fica muito mais fácil de compreender o porquê de alguns ensinamentos de Cristo, quando Ele nos falava sobre o amor.

"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo."
João 15:12

Deus espera de nós um amor mais profundo, e só é possível amar de fato uns aos outros, se estivermos dispostos a trabalhar em nós o Ágape, pois quando não se fala deste tipo de amor, nós acabamos selecionando quem amamos, naturalmente, e por consequência, quem não amamos.

É interessante ressaltar que o maior problema nas igrejas hoje, é a falta de amor. A falta de amor entre igrejas, que constantemente discutem quem tem a melhor doutrina, ou dentro de uma mesma denominação, com o pastor ou bispo, que seja mais ou menos ousado e ungido, ou ainda, dentro da mesma igreja, com rixas entre ministérios, e até mesmo dentro dos ministérios, com pessoas que "não gostam" uma das outras, mesmo sendo do mesmo corpo.
Isso não se parece com o que Jesus ordenou não é?

É por isso que para nós é tão difícil entender esse amor que Jesus nos pede!

"Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus."
Lucas 6:27-35

Ao analisarmos este ordenamento de Jesus, é quase impossível conciliar com a ideia romântica de amor, que nós tenhamos que amar nossos inimigos, pois você não vai sentir vontade de amar seu inimigo, não há como imaginar um amor romântico, pelo seu inimigo. Então quando lemos isso, não entendemos, ou achamos algo impossível. Mas este amor ordenando por Jesus é o amor Ágape! Pois no momento em que você está diante de uma situação como essa, você precisa escolher amar, o que é diferente de sentir. Antes mesmo de sentir, escolha. Escolha amar, e então o verdadeiro amor vai nascer.

“Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.”
1 João 4: 7-11

Vamos praticar o AMOR! O verdadeiro amor, que vai além do sentimento, mas se trata de algo incondicional, que não está sujeito à condições para que nasça em nossos corações! Ter em nós o Fruto do Espírito só será possível se o amor estiver vivo, e mais que isso, transparecer em nossas vidas. É uma escolha, que Cristo nos ensina, exorta e ordena, cabe portanto, a nós, decidirmos ou não obedecer.

Não pode haver ódio na igreja, nem no coração do  cristão. Não pode haver falta de amor, mas pelo contrário, essa é a caracterísitica que precisa nos definir! Deus é AMOR, Cristo é AMOR, Ele é a maior prova de amor da história, e se Ele vive em nós, o amor precisa ser parte de nós! Não um amor superficial, por quem eu convivo, por quem eu "gosto", por quem me agrada e me faz bem. Precisamos ir além do amor romântico, precisamos que o Ágape transpareça e reflita em nós!

“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”
Marcos 12: 29 – 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário