“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

terça-feira, 27 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Fé


Graça e paz! Vamos continuar nossa série sobre o Fruto do Espírito! Hoje vamos falar de FÈ!
Mas antes de mais, nada, devemos entender, o que Paulo está querendo dizer com esta fé, como parte do Fruto do Espírito, e como uma característica e virtude à ser encontrada em nós.
A palavra utilizada no grego é  pistis  e quer dizer – lealdade. Isto é, devemos ser leais à Deus, leais àquilo à Cristo Jesus.

Lealdade para com Deus é justamente sermos fieis à Ele. E para sermos fies à Deus, devemos continuar firmes, permanecendo inabaláveis em nossa fé!
Ser fiel como Deus espera, é ter algo que é extremamente difícil de se alcançar, é ter constância.
Constância significa ter estabilidade, transmitir segurança, é ser regular!

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.”
1 Coríntios 16: 13

Porém o que se vê na Igreja, é que muitos estão “em cima do muro”, uma hora estão “firmes” em Deus, e em outra já não estão, e dia após dia ficam voltando ao muro, pois não sabem de que lado vão acabar ficando.
Quem está em cima do muro, já não está do lado de Deus!
Ou se está em Deus, ou não está! Não há meio termo!

“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”
Apocalipse 3: 16

O Senhor espera de nós esta fé! Ele espera essa lealdade!
O problema é que a vida com Deus representa uma escolha, um posicionamento, e quando fazemos isso, estamos declarando que não importa o que aconteça, estaremos em Deus.
Mas será que é mesmo assim?
Não é difícil vermos pessoas saindo da igreja, porque se decepcionam com pessoas, e então saem, como se essa “desculpa” fosse de fato válida. Não percebem que abandonaram Deus, ou que na verdade, não estiveram firmes n’Ele de fato, afinal, o fato de decepcionar-se com pessoas não quer dizer que Deus não serve, muito menos que a igreja não serve.

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?”
Romanos 8: 35

Aqui nós vemos algumas hipóteses que Paulo nos coloca, que podem abalar nossa fé, e que muitas vezes nos afastam de Deus.
Tribulação significa situação desagradável, aflição, tormento, adversidade, assim como angústia que é uma ansiedade dolorosa na alma.
Muitos se desviam do Senhor quando estão sofrendo, quando estão passando por dificuldades, acabam culpando Deus pelos problemas, ou ainda, não confiando n’Ele para resolve-los, e então sucumbem as tempestades e tribulação, perdidos em suas angústias, quando tinham acesso ao Senhor dos Senhores.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16: 33

Outros sofrem com necessidades diárias, quando estão passando por problemas em suas casas, doenças, falta de dinheiro e dívidas. Então acham que Deus não está sendo fiel, e não percebem que é a hora de demonstrar a própria fidelidade ao Senhor do ouro e da prata, que cuida dos seus!
Se preocupam mais com bens e com coisas terrenas do que com aquilo que realmente importa, não conseguem ter fé em Deus, muito menos permanecer n’Ele.

“Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?”
Lucas 12: 24

A partir do momento que nos tornamos cristãos, escolhemos o caminho difícil. Porém pela perseguição e pressão de fora, muitos se envergonham de Deus, e não são fiéis a Ele, ou vivem uma mentira, em que apenas se declaram “crentes” na igreja...
Como é possível ter vergonha daquele que morreu por nós? Ou ainda, se envergonhar daquele que nos deu tudo! Como sentir vergonha daquilo que deveria ser nosso maior orgulho?
Ser Cristão é justamente, ser diferente, ser contrário ao mundo, mas a porta é estreita...

"Entrai pela porta estreita porta grande e larga é a estrada que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Estreito é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos encontram."
Mateus 7: 13.14

Ainda, há aqueles que passam por grande perigo por serem Cristãos. No mundo inteiro, milhares de cristão são perseguidos por causa de sua fé, mas permanecem firmes, inabaláveis, mesmo que isso possa representar até mesmo a morte!

Será que nós também seríamos assim?
Será que seríamos fiéis? Teríamos a fé que Deus espera de nós?

“Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 8:36-39

Vamos cultivar em nós a fé! Vamos lutar para sermos firmes e fiíes! Inabaláveis em Deus e em nossas salvações, independente do que aconteça em nossas vidas!

"Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas."
1 Timóteo 6:12

Afinal mesmo que venham dores, lutas, necessidades, dificuldades, tristeza ou até mesmo morte, se nós estivermos em Deus, Ele estará cuidando de nós!

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
Romanos 8:31

E então estaremos diante de Deus, com mãos limpas, corações puros, vestes brancas, e uma fé que permaneceu firme, que foi guardada em nós, e que portanto frutificou, como o Senhor espera de sua igreja!

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
2 Timóteo 4:7

Sejamos fieis até o fim! Fieis até a morte! E receberemos a coroa da vida!

“... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”
Apocalipse 2:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário