“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Paz



Olá! Vamos continuar nossa série sobre o Fruto do Espírito!

E hoje estaremos falando sobre uma característica extremamente visada por todos nós, e principalmente, entendendo o que ela realmente significa em nossas vidas e em nossa caminhada com Deus.

Para isso uma pequena aula de história e do sentido da palavra!

Entre os significados no dicionário da palavra paz, nós temos: tranquilidade de alma, calma, sossego, harmonia, ou ainda, sensação de que tudo permanece bem. Ao estudarmos a origem da palavra paz, que em grego é eirene, em latim pax, e em hebraico shalom, temos outra concepção do real significado desta palavra.

Pax, pacis era usado inicialmente para designar os períodos que  transcorriam entre as guerra, posteriormente Roma passou a usar a expressão pax romana que representava o domínio do Império Romano, em que através do autoritarismo e da presença física do exército sobre todos os povos dominados, impondo o modo de viver romano, a fim de dar a ideia de um “clima de paz”, e sendo assim tudo que fosse contra isso, era fortemente repudiado e combatido.

Eirene, por usa vez representava aos gregos, um estado interno na alma em que não há lugar para perturbação.

Já o termo shalom do hebraico, vai muito além de um período sem guerras, é algo muito mais profundo do que isso, inclusive, não significa que não haverá conflitos, nem uma vida tranquila, ela representa uma harmonia consigo mesmo, com sua comunidade, e também com Deus. Analisando, portanto esta palavra, têm-se que o povo de Deus, sabia que tal situação só podia ser concedida pelo próprio Deus!

“O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.”
Salmos 29:11

A paz que Cristo representa é exatamente isso, é algo que vai extremamente além deste conceito limitado de ausência de guerra! E isto é extremamente importante, pois, muitos se enganam ao pensar que estarem passando por lutas em suas vidas, acaba por afastar a paz de Deus.

Mas a verdade é que, mesmo nas lutas, ainda é possível ter paz. Quando se entende que Deus é fiel para cuidar de nós, os dias de escuridão não poderão afastar essa paz de nós.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:33

Ter paz não significa não ter lutas. Significa que mesmo nas lutas é possível ter tranquilidade na alma.

É interessante pensar que Jesus disse que a paz que ele oferecia não era como a do mundo, justamente porque a ideia de pax romana, nada tinha a ver com aquilo que Ele oferecia, pois sua paz era fundada no amor, e não na força e no medo, como na época, era feita pelo Império Romano.

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
João 14:27

Entendendo isso, podemos ver que a paz de Deus é algo profundo, que deve ser diariamente presente em nossas vidas. Jesus é chamado de Príncipe da Paz, e em inúmeras vezes Deus é chamado de Deus da Paz, pois de fato é Ele quem nos dá a paz verdadeira.

“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.”
Hebreus 13:20-21

Portanto, a partir do momento que temos Cristo em nós, passamos a ter esta paz, pois a salvação representa esta paz, a reconciliação com Deus, Aquele que realmente pode dar paz, mesmo diante de aflições!

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.
Romanos 5:1-2

Esta paz só é alcançada em Deus, não há outra forma! Não é algo que nós “alcançamos”, porque não vem de nós! É por isso que não vem com o dinheiro, nem com um relacionamento, nem com um bom trabalho ou realizações pessoais, na verdade, tudo isso é passageiro e o máximo que se tem é uma paz momentânea, mas sim de Deus! E cumpre ao homem aceitar, através de Jesus, e assim ter um relacionamento real e vivo com Deus.

“Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra
quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.”
Colossenses 1:19-20

Quando Paulo nos ensina (Gal. 5:22) que o Fruto do Espírito tem como característica paz, está nos ensinando, que, aquele que verdadeiramente está em Deus, entenderá e viverá esta verdade, uma vida em que, independentemente das situações e das dificuldades, terá paz, porque tem o Deus da Paz, o Príncipe da Paz, vivo, dentro de si!

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.


Filipenses 4:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário