“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

terça-feira, 27 de maio de 2014

Fruto do Espírito - Mansidão




Graça e paz! Vamos continuar nossa série sobre o Fruto do Espírito e hoje estaremos falando sobre Mansidão!

Mansidão significa: Estado de espírito de alguém que tem controle e domínio sobre seu temperamento e atitudes; calma; paciência; controle da situação.
Ter mansidão é ter um temperamento controlado, de tal forma que as situações e fatores externos não conseguem gerar um descontrole.

“Mansidão é ter paz de espírito”

Se relaciona muito com a longanimidade, e também com o domínio próprio!
A palavra mansidão em grego é praotes, isto é, gentileza, ou ainda humildade. A raiz dessa palavra é “praus”, que significa “suavidade”.

Outro termo que se utiliza é – brandura – que significa: Ausência de severidade; Demonstração de afeto; carinho ou ternura.

Vemos isto constantemente na pessoa de Jesus Cristo que era manso, e cheio de amor, demonstrando brandura para com todos que vinham até ele.

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”
Mateus 11:29

A mansidão está essencialmente relacionada à maneira que lidamos com as outras pessoas, é algo que Deus espera que tenhamos, e deseja consolidar em nós, para que, assim como Cristo, possamos ter um coração manso e amável.

“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,”
2 Timóteo 2:24-25

Jesus nos orienta a aprendermos com Ele! E, portanto é nosso dever, buscar essa virtude! Não podemos nos acomodar, pois ser manso é algo que não se constrói da noite por dia, mas pelo contrário, se planta e trabalha diariamente para que germine, cresça, floresça e frutifique!

“Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.”
Tito 3:2

Não é uma coisa fácil, ou instantânea! Requer esforço, trabalho e sacrifício!

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,”
1 Pedro 3:15

Nós precisamos substituir a ira, o ódio, o ego, a amargura, o orgulho, as mágoas e muitas vezes suprimir nosso “senso de justiça”, a fim de lapidar um coração manso, um coração humilde.

A humildade é essencial ao coração manso. Quantos de nós recebem algo de Deus e acabamos nos tornando prepotentes e soberbos, chegando ao ponto de olhar para nossos irmãos e irmãs e criticá-los ao invés de sermos exemplos!

“A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.”
Provérbios 29:23

Quantos olham para a Igreja, e diferentemente da maneira de Cristo, exigem ser respeitados, temidos, reverenciados ou honrados, porque em seus corações realmente se consideram melhores, exigindo serem servidos quando deveriam ser os primeiros a servir!

“Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.”
Tiago 3:13

O Senhor abençoa os humildes. Ele honra aqueles lutando contra a carne, superam o orgulho e se humilham diante d’Ele, a fim de obedecerem!

 “Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.
Mateus 5.5

Entenda que ser manso não é ter frieza, nem morosidade, ou ainda deixar que façam o que quiser contra você. Mas sim ter a capacidade de lidar com essas situações com um coração como o de Cristo.

Ser manso é estar em plena sintonia e obediência com o Espírito Santo! É ter um caráter e coração submissos à vontade d’Ele!

Vamos aprender com Cristo! Vamos deixar que o Fruto do Espírito frutifique em nós! Matando nossa carne e fortalecendo nosso espírito! A fim de que sejamos imitadores de Cristo e cheios do Espírito Santo, em cada uma de nossas ações! Pois Deus é fiel para nos honrar, e também para glorificar aqueles que se humilham, porque entendem que é isso que Deus espera de nós, um coração humilde, um coração manso.

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;”

Filipenses 2:3-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário